Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Imagem retirada do site da APPACDM do Fundão, quando a instituição veio ao posto de vigia assistir ao II Open Serra da Gardunha, em 1998.



A Serra da Gardunha foi identificada como um dos locais com condições privilegiadas para a prática de asa delta e havia grupos a descolar de cá, por exemplo dos corta-fogos. Nos anos 90 construiu-se uma rampa de lançamento, em madeira, mesmo em frente ao posto de vigia. Com essa estrutura a nossa serra começou a receber competições oficiais da modalidade. O programa Portugal Radical chegou a passar por cá e o local foi escolhido para acolher opens de asa delta.

Há alguns anos a rampa começou a degradar-se e nunca foi alvo de obras de beneficiação. Os pilotos, também de parapente, deixaram de aparecer por cá e hoje raramente se vê uma asa delta a sobrevoar Alcongosta.

Arranjar a rampa não é uma despesa muito onerosa. Com o caminho minimamente transitável, e melhorando aquele equipamento, talvez não fosse má ideia iniciar contactos com os clubes que praticam a modalidade, com a respectiva federação e outras entidades interessadas com vista a voltar a incluir a Serra da Gardunha, e no caso Alcongosta, no mapa da asa delta. Eventualmente com um apoio e forcing da Câmara do Fundão fosse possível voltar a ver provas oficiais na nossa montanha.

Fica a lembrança.


6 comentários:

Gaio depenado disse...

Lembro-me disso é boa ideia, não foi o Portugal Radical mas o Sem Limites da RTP que veio cá filmar

Rodrigo Santos disse...

Posso dizer que foi nesse sitio, nessas provas, que acho que se integravam nas jornadas da serra da gardunha, que nasceu o "bichinho" para que eu me iniciasse na modalidade de parapente.
Essas provas realizaram-se seguramente à mais de dez anos.
Hoje em dia sou praticante e sinto muito a falta de sitios dignos para a pratica da modalidade.
Costumo lançar-me junto ao posto de vigia situado por cima do sanatorio, na Covilha, de onde sou natural conjuntamente com uns amigos.
No Fundão não sei mas aqui na Covilha existem alguns praticantes.
Ja me lancei algumas vezes junto ao posto vigia de Alcongosta, porque as condições naturais são muito boas, quanto à rampa pena estar completamente destruida, se tivesse composta de certeza que a frequentava inumeras vezes.
Alem do mais para se compor a rampa não é necessario nenhum investimento de vulto, com um pouco de boa vontade de quem de direito aquilo fica cinco estrelas.

Anónimo disse...

Valia a pena que se desse vida a essa valência da freguesia.

Ricardo Marques da Costa disse...

Amigos,
A Serra da Gardunha vai voltar a ser utilizada - ou melhor, já está a ser utilizada - para voos de parapente e asa delta.
Vejam
http://voolivre1.wix.com/opengardunha2013
e
http://www.xcportugal.org/index.php?name=leonardo&op=list_flights&takeoffID=9331&year=0&month=0&pilotID=0&country=0&cat=0
Espero-vos lá em cima, na torre de vigia, a partir desta 5ª-feira dia 30 de Maio.
Ricardo Marques da Costa.

aaguiar disse...

A asa-delta vai voltar. E é já nos próximos dias 16 a 22/Junho.

Agora o que a malta anda a tentar perceber nessas fotos da altura (há 15 anos?) é como a última foto, a de baixo, mostra um terreno, na planície, tão distinto do que é hoje. De facto parece uma grande cidade com avenidas. Sabem explicar?

Obrigado.

Ricardo Marques da Costa disse...

Eu sei: não é a rampa da Gardunha, mas outra de outro monte qualquer, garantidamente fora de Portugal. Em Portugal só há mais uma rampa de madeira, muito maltratada, na Serra da Arrábida.
A fotografia do meio, do parapente, também não é na Gardunha.
Mas para mais fotografias, e certamente muito melhores, não se esqueçam de ir lá acima, à torre de vigia de incêndios, a partir do dia 15. As descolagens nunca acontecerão antes das 13:00 horas. E visitem o sítio do campeonato, cujo endereço está no meu comentário anterior.
Lá vos espero.

Enviar um comentário