Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja


O Clube Académico de Alcongosta faz parte da vida de muita gente. Agora que atravessa uma fase complicada, que pode mesmo ser determinante, é importante lembrar alguns momentos da sua história. Damos o pontapé de saída com este testemunho do Luís Sérgio. esperemos que outros se sigam. 


“Memórias gloriosas e quase esquecidas do CAA" 

Numa visita ao meu " pequeno museu " de recordações encontrei "medalhas históricas" de feitos de atletas do Académico, talvez ignorados pela grande parte dos actuais e anteriores dirigentes do Clube.

Nos anos de 1977,1978 e 1979, dávamos cartas no atletismo distrital, nos escalões de infantis e iniciados nomeadamente nas provas de pista. Um grupo de atletas treinados por mim, do qual faziam parte ( tanto quanto me lembro ) : O Vítor Henriques; Gil (Chouriça); Vítor Lino; José Fortunato; Vítor Ferra; Júlio Fevra; Quim Charro; São Oliveira ( filha do Luís da Quinta, esposa do Vítor), as raparigas participavam pouco, só me lembro da São. Sei que estou a esquecer alguns, lembro-me das caras não dos nomes, peço desculpa.

Naqueles anos não se realizavam competições de atletismo de pista organizadas por federações, quem organizava as provas distritais, campeonatos distritais de apuramento para os encontros nacionais era a Direcção Geral de Desportos de Castelo Branco. Instituição com grande trabalho na divulgação do atletismo e do desporto em geral.

Como imaginam não me lembro de todas as classificações, mas recordo-me perfeitamente que em todas as participações conseguíamos lugares de "podium". Destes destaco,em 1978, o 1º lugar da São Oliveira, nos 100metros . Logicamente, nesse ano representou o distrito de Castelo Branco, no designado " Convívio inter-distrital ( espécie de campeonato nacional ) , realizado em Santarém ,onde estavam representados todos os distritos de Portugal. Em 1979 conquistou também o 1º lugar , na mesma prova. Mais uma vez, fomos representar o distrito, numa prova nacional: Os Jogos Juvenis Nacionais de Atletismo, realizados em Braga entre os dias 12 e 18 de Julho. Do que me lembro foi um acontecimento desportivo de grande envergadura.

Num anos que citei atrás, O Vítor Lino foi 1º classificado numa prova, já não sei qual, e esteve na fase nacional realizada no Algarve. Os resultados nas provas nacionais foram modestos, não se esperava outra coisa. Já foi um grande feito, jovens atletas de um pequeno clube de uma pequena aldeia participarem em provas com distritos que tinham atletas do Benfica, Sporting e outros.

Recordo sem jactância, mas com muito orgulho, este feito histórico de um punhado de jovens que poderia ter voado mais alto e por mais tempo, com outros apoios.
E para não vos assustar nem falo nas condições de treino. Apelo sim aos participaram nesta aventura que deixem os seus relatos e lembranças destes bons tempos.”

Luís Sérgio R. Mendes


3 comentários:

Anónimo disse...

Velhos tempos, Sérgio.

Joaquim Martins

Anónimo disse...

Sérgio, velhos tempos!

Joaquim Martins

Luís Sérgio disse...

É verdade Joaquim ,Bons tempos !
Não tenho tempo para isso, mas seria muito interessante alguém um dia destes, organizar um almoço ou um jantar com o pessoal desse e doutros tempos. Gostaria imenso de rever algumas caras e algumas pessoas.
Grande abraço para ti,
Parabéns ao " pedaços de Alcongosta" pelo excelente trabalho de arquivo histórico.
Abraço a todos.

Enviar um comentário